Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O circo dos nossos tempos

Jurista de formação, advogado de profissão, meu nome é João e esta é a minha apresentação!!
Para iniciar a minha intervenção, escolhi não falar sobre as tristes visitas dos novos amigos de Portugal (Venezuela e China), dos oportuníssimos negócios celebrados e da expectativa criada em torno das mesmas, qual país à venda em retalho; também escolhi não falar do Orçamento do Estado ou dos juros da dívida pública. Achei que qualquer um destes temas seria tendencialmente deprimente para um primeiro comentário.
O que o povo gosta e mais quer é pão e circo (ou vice-versa).
Por isso, escrevo sobre aquela parte do meu coração que tem uma só cor: azul e branco. Portista me confesso. Em vésperas do clássico, faço dois votos: por um lado, que seja um grande espectáculo e que seja bem jogado por qualquer uma das três equipas e, por outro lado, que o FC Porto ganhe. Mas que ganhe com mérito. E por mérito entendo 15-0. No mínimo! Gato Fedorento não diria melhor.
Egoísmo à parte, de uma coisa estou certo: no domingo, por umas boas horas haverá apenas futebol. E por força do futebol, não haverá Orçamento, não haverá crise, não haverá FMI, não haverá bancarrota, não haverá desemprego. Haverá ilusão, fantasia, romântica paixão por um clube e por 11 jogadores atrás de uma bola. Haverá o circo dos nossos tempos. E ainda bem… o povo merece!

JMC

Sem comentários:

Enviar um comentário